quarta-feira, 1 de junho de 2011

CAMINHADA ECOLÓGICA SOBRE LIXO

Os educandos do 7° e 8° ano juntamente com seus educadores Luciano(Artes), Edileide(Geografia) e Tiago (Ciências) fizeram uma caminhada ecológica hoje pelo centro da cidade e ficaram abismados com tanto lixo espalhado pelas ruas.


Antigamente o lixo era produzido em pequena quantidade
e consistia basicamente de sobras de alimentos.
Esse lixo hoje é classificado como "Lixo Orgânico"

Com o aparecimento das industrias, fato que ocorreu
na Inglaterra por volta de 1770, surgiram novos produtos e muitos tipos
de embalagens.Isso fez com que o volume de lixo aumentasse cada vez mais.

O que fazer com o lixo? Jogá-lo em locais apropiados,como os chamados
lixões ou vazadoures, resolve parte do problema.
Chamamos de lixo todo resíduo proveniente da atividade humana, seja ela doméstica, industrial ou comercial. Quando vários resíduos de origem orgânica são colocados juntos em um mesmo local, como em nossa lata de lixo ou um aterro sanitário, eles começam a se decompor. Essa decomposição pode ser acelerada por fungos, bactérias e outros microorganismos

A decomposição do lixo orgânico gera duas fases. Uma delas é líquida que chamamos de chorume — um líquido de cor escura e odor nauseante que pode ser percebido facilmente quando esquecemos o lixo muito tempo dentro da lata. A composição do chorume é muito complexa, variando conforme os resíduos presentes no lixo e o tempo de decomposição deste.

A outra fase é gasosa e composta principalmente por gás carbônico (CO2), metano (CH4) e pequenas quantidades de gases que dão cheiro característico aos aterros sanitários. Com o passar do tempo de decomposição, a quantidade de metano produzida é tão grande que uma faísca pode detonar uma grande explosão.





Educandos CONHECER

Sacola de lixo jogados pelas calçadas.
Embalagens de produtos pelo caminho
Por onde os educandos passavam tinha uma grande surpresa
Lixo por todo s os cantos
Resto de construção: Isso também é lixo.
Os educandos do CONHECER estão de parabéns, por se interessarem
por tal projeto desenvolvido pelos educadores já citados acima. E estão muito empenhados
para fazer com que a população tenha consciência e jogue lixo no lixo.

Um comentário:

  1. Pessoal!!! Este "assunto" é realmente seríssimo e deve ser abordado sempre que se tiver oportunidade, principalmente para a nossa nova "geração". Pois são Eles o futuro deste Brasil e precisam ter consciência do horror que é esta destruição de nosso "Planeta" com o descaso na realidade de todos nós direta ou indiretamente. Mas isto há de mudar se Deus quiser.

    ResponderExcluir